O Shopping Monte Carmo, em Betim, abriu as portas para os clientes no dia 10 de abril. A expectativa é de que o novo mall atenda a 1 milhão de consumidores por mês, gerando mais de 3.500 empregos diretos. Ele recebeu recebeu investimentos na ordem de R$ 200 milhões. Ao todo são 172 mil m² de área total, 31 mil m² de ABL e já conta com lojas âncoras como Riachuelo, Renner, C&A, Lojas Americanas e Marisa. O novo mall também terá sete salas multiplex de cinema da rede Cineart, que devem ser inauguradas até julho e mais de 1.800 vagas de estacionamento, sendo 70% delas cobertas.
Alerta
Com a inflação em alta – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alcançou variação de 0,92% em março, a maior taxa referente ao mês desde 2003 (1,23%) – e a taxa básica de juros (Selic) a 11% ao ano, a tendência, segundo especialistas, é que o consumo comece a retrair nos próximos meses. O baixo número de lojas abertas na inauguração do Monte Carmo Shopping, apenas 20 de 176, pode ser um alerta para o setor varejista.