Delicadeza de uma flor agregado à soberania,
lealdade, honra e poder: LIS
Conheça a trajetória da publicitária e
empreendedora Sheila Saraiva, a mente que age por trás da Lis
Comunicação, agência prestes a completar cinco anos
O sonho da evolução profissional sempre fez parte dos objetivos de
Sheila Saraiva (27), publicitária e proprietária da LIS Comunicação,
agência de propaganda que está no mercado desde 2010. Apesar de
estar sob direção de Sheila desde novembro de 2014, o início contava
com dois outros membros, Lucas Damasceno e Inhana Olga, ambos
colegas de faculdade da atual gestora. “Fazíamos reuniões
esporádicas, até que deixamos nossos empregos para seguirmos como
empreendedores”, lembra.
Segundo
Sheila, o objetivo dela e dos colegas, então recém-formados em
Publicidade e Propaganda, era “dar saltos maiores”, pois já não viam
com os mesmos olhos o patamar alcançado durante o curso. A decisão
tomada sem pesquisa de mercado e protocolos, baseada apenas em um
sonho, ganhou forma e muito trabalho para torná-la conhecida. A
publicitária e também empreendedora escolheu Betim para se instalar
profissionalmente, mesmo considerando o mercado da cidade grande
demais quando comparado ao de Juatuba, cidade que nasceu e sempre
viveu.
Devido à falta de recursos, contatos e uma família tradicional na região, o que talvez pudesse abrir portas, a jovem deu o pontapé inicial. “Fazia questão de estar em todos os eventos da cidade para entregar cartões de mão em mão, deixava flyers no comércio central, promovia ações de telemarketing e inserção de anúncios em alguns veículos da cidade, outdoor e outras tantas estratégias para consolidar a empresa”, relata. Tanto esforço e dedicação não poderiam resultar em outra coisa que não fosse o retorno positivo, ilustrado por clientes e o amadurecimento da agência que completa cinco anos em junho.
Ao longo dessa trajetória, da mesma forma como acontece em qualquer projeto, Sheila e os até então sócios já driblaram muitos obstáculos para continuar no caminho traçado. O primeiro deles foi o preconceito com relação à idade. “Alguns possíveis clientes nos julgavam novos demais para estarmos à frente de uma agência”, conta.Para provar o contrário, a cada nova reunião o trio demonstrava ainda mais ética profissional e engajamento no desenvolvimento dos trabalhos.
O que também difere a LIS Comunicação de tantos outros empreendimentos do meio é a busca por conhecimento. No caso da publicitária, sobretudo, por questões que se refere à gestão de empresas. E foi a partir desta busca que integrou a primeira turma de Gestão Empresarial da FGV, assim que a instituição se instalou na cidade. Além de todos esses pontos técnicos e práticos, Sheila não abandona a fé. “Foco, determinação e fé em Deus para permanecer no propósito”, observa. Atualmente, com visão gerencial mais apurada, opta por ações direcionadas para captação de clientes.
Sheila Saraiva antes da LIS Comunicação
Os primeiros passos profissionais aconteceram em 2006, com estágio no Roda D’Água e depois, em 2007, na Secretária Municipal de Educação, ambos em Juatuba. No mesmo ano chega a Betim onde passou rapidamente pela agência Papirus, que não está mais no mercado e, posteriormente, foi atuar na área de TV. “Desde o início do curso de Publicidade e Propaganda, tive essa preocupação de aliar teoria à prática”, comenta. TV Betim, 3D Vídeo Comunicação e StúdioCerri – freelancer – e TV Fiat também integram a trajetória.
Por que LIS?
De acordo com Sheila, a utilização das iniciais no nome de uma empresa não é algo muito criativo, porém, após pesquisas, ela e os colegas viram que LIS – Lucas, Inhana e Sheila -, além de ser curto, objetivo e de fácil memorização, poderia ser, também, associado à flor de LIS. A nomenclatura também está ligada à realeza francesa e é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como pureza de corpo e alma. “O nome foi sugerido pela colega publicitária Inhana Olga, na época uma das sócias-fundadoras”, diz.
Novos projetos
Com espírito inquietante, 2015 já começou agitado com planos que foram iniciados ainda em novembro passado, quando a LIS Comunicação passou a ter sede própria, em Juatuba. “Hoje, a agência possui os profissionais adequados para atendimento completo ao cliente. Nós, da equipe, optamos por atuar em projetos que não tragam apenas retorno financeiro, mas que também gerem aprendizado e visibilidade para empresa”, ressalta.
Para completar o quadro de novidades, Sheila destaca a sua volta à TV para coordenar o programa de entrevistas Márcia Werneck Conversa, um programa online de entrevistas que integra o Jornal do Comércio de Betim e Região. “Fiquei muito feliz por voltar a trabalhar com tudo que envolve esse universo. Foi uma área em que atuei durante um bom tempo e tive a oportunidade de aprender muito nas empresas que me abriram as portas”, declara. A publicitária não esconde o entusiasmo com a nova tarefa e faz questão de agradecer a cidade vizinha que sempre a acolheu.
Por fim, quando
indagada se há algum tipo de trabalho que ainda prestou com a LIS
Comunicação, Sheila é enfática: atender conta pública. Para tal, tem
participado de concorrências e as expectativas são as melhores.