Foi-se o
tempo em que ter um bom ponto de comércio, um preço baixo e prazo
para os clientes era um diferencial competitivo. Hoje isso não
basta. Para obter resultados satisfatórios nas vendas uma estratégia
imprescindível é promover a educação contínua das equipes de
vendedores.
Muitos
empregadores reconhecem a importância de capacitar suas equipes para
um melhor atendimento, porém, essa cultura ainda não está
consolidada. Ainda mais em tempos de crise econômica.
Geralmente os primeiros investimentos a serem cortados são aqueles
destinados à capacitação. Tom Peters, renomado consultor, já dizia:
“É estúpido cortar orçamento de treinamento em época de recessão”. E
o resultado, para aqueles que não investem em treinamento é
perceptível: basta dar uma volta no comércio da sua cidade,
simulando uma compra, que você irá constatar a falta de preparo de
muitos vendedores.
Vale
ressaltar que além de aprender técnicas de vendas, o vendedor
capacitado tende a ficar mais motivado, com brilho nos olhos. E isso
cativa o cliente.
Confira
cinco dicas para capacitar sua equipe se estourar o orçamento:
1.
Desenvolva um programa de treinamento prático, o chamado “job
rotation”, onde os colaboradores trocam de postos de trabalho para
se tornarem polivalentes e mais capacitados;
2.
Promova eventos internos, utilizando os próprios colaboradores
para treinarem seus colegas;
3.
Firme parceria com fornecedores, sindicatos e instituições de
ensino. É possível conseguir descontos nos treinamentos;
4.
Troque com outras empresas da mesma área. Compartilhar
experiências através de visitas técnicas também é uma forma de
capacitar-se;
5.
Estabeleça uma política de treinamento, fornecendo bolsas
parciais em treinamentos ligados à sua área de atuação.
O fim de
ano é um excelente momento para planejamento de todas as ações
acima. Tenha o atendimento ao cliente como estratégia principal para
alavancar o seu negócio!