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      Foi-se o tempo em que ter um bom ponto de comércio, um preço baixo e prazo para os clientes era um diferencial competitivo. Hoje isso não basta. Para obter resultados satisfatórios nas vendas uma estratégia imprescindível é promover a educação contínua das equipes de vendedores.

      Muitos empregadores reconhecem a importância de capacitar suas equipes para um melhor atendimento, porém, essa cultura ainda não está consolidada.  Ainda mais em tempos de crise econômica. Geralmente os primeiros investimentos a serem cortados são aqueles destinados à capacitação. Tom Peters, renomado consultor, já dizia: “É estúpido cortar orçamento de treinamento em época de recessão”. E o resultado, para aqueles que não investem em treinamento é perceptível: basta dar uma volta no comércio da sua cidade, simulando uma compra, que você irá constatar a falta de preparo de muitos vendedores.

      Vale ressaltar que além de aprender técnicas de vendas, o vendedor capacitado tende a ficar mais motivado, com brilho nos olhos. E isso cativa o cliente.

      Confira cinco dicas para capacitar sua equipe se estourar o orçamento:

1.      Desenvolva um programa de treinamento prático, o chamado “job rotation”, onde os colaboradores trocam de postos de trabalho para se tornarem polivalentes e mais capacitados;

2.      Promova eventos internos, utilizando os próprios colaboradores para treinarem seus colegas;

3.      Firme parceria com fornecedores, sindicatos e instituições de ensino. É possível conseguir descontos nos treinamentos;

4.      Troque com outras empresas da mesma área. Compartilhar experiências através de visitas técnicas também é uma forma de capacitar-se;

5.      Estabeleça uma política de treinamento, fornecendo bolsas parciais em treinamentos ligados à sua área de atuação.

 

      O fim de ano é um excelente momento para planejamento de todas as ações acima. Tenha o atendimento ao cliente como estratégia principal para alavancar o seu negócio!

Artigo: Mardele Eugênia T. Rezende




   

     

 



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